Terceira Idade com Saúde- Fisioterapia Preventiva

Na terceira idade, naturalmente, ossos, tendões e músculos tendem a ficar mais frágeis; alterações da sensibilidade, do equilíbrio, do controle sobre os movimentos e do desempenho em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se, também são comuns. Estas alterações ocorrem porque o idoso está mais vulnerável físico-funcionalmente, pelo que o estímulo à prevenção de patologias e deficiências, tanto de ordem física quanto psíquica é de extrema importância nesta fase.

Vários estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam uma menor deterioração da aptidão física e uma menor incidência das doenças típicas (hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, etc.), na terceira idade.

É neste contexto que a fisioterapia se torna um grande aliado para a saúde do idoso. A atuação do Fisioterapeuta pode ser necessária em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem uma importância maior, não só de tratamento, mas também, e principalmente, de prevenção.

Fisioterapia Preventiva

Numa ótica preventiva, a Fisioterapia promove uma melhoria da postura e preservação das articulações, melhoria da 3a-idade_4coordenação e concentração; aumento do relaxamento muscular e redução de tensões; melhoria da autoestima, etc. Ensina o idoso a evitar posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias, ocasionando encurtamentos musculares e dores.

A Fisioterapia Preventiva engloba técnicas de fortalecimento da musculatura enfraquecida e de alongamentos globais, diferentes exercícios físicos e respiratórios e várias outras abordagens terapêuticas, que se adaptam às necessidades individuais de cada individuo, bem como aos limites de cada um, podendo associar outras terapias alternativas como o Pilates.

3a-idade_3O Pilates Clínico para a terceira idade promove uma maior qualidade de vida, pois é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança e de baixo impacto, além disso, respeita os limites de cada um, através de exercícios suaves e controlados. Por estas razões, os indivíduos idosos podem beneficiar dos efeitos do Pilates Clínico quer preventivamente, quanto no pós-tratamento médico ou fisioterapêutico.

Fisioterapia Interventiva

Numa ótica de tratamento, a Fisioterapia utiliza técnicas e procedimentos que ajudam no controle dos sintomas de 3a-idade_7doenças. Algumas patologias comuns em idosos, como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) afetam 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes, a fisioterapia tem um importante papel no tratamento analgésico e anti-inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias.

 

Resumindo, a Fisioterapia…

…ajuda a prevenir doenças comuns na terceira idade, como a diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose, etc.

…atua no controle de dores nas articulações e em problemas de insónia, depressão ou ansiedade, etc.

…promove o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhoria da capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções.

…garante a independência e o conforto na realização das atividades da vida diárias.

3a-idade_2

“Fisioterapia Preventiva para um envelhecimento saudável e com saúde”

Posted on: October 28, 2016, by : MyNurse

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *